O Irmão André Bessette, CSC, o primeiro santo canonizado da Congregação da Santa Cruz, faleceu em 6 de janeiro de 1937. Tradicionalmente celebramos os santos na data de seu nascimento para a vida eterna, mas junto com a Igreja, nós na Santa Cruz celebramos agora St. André em 7 de janeiro.
Sua festa foi transferida para 7 de janeiro porque 6 de janeiro é o décimo segundo dia de Natal, o dia em que tradicionalmente celebramos a Festa da Epifania, comemorando os sábios que seguiram a estrela para homenagear o recém-nascido Cristo Criança. Eles vieram levando-lhe presentes: ouro, simbolizando o poder e a riqueza de um rei; incenso, que dá tributo ao que é santo; e mirra, um perfume para ungir os doentes e os que estão morrendo.
Explore uma linha do tempo do Br. A vida de André
Que alegria é a Santa Cruz celebrar André, o fundador do Oratório de São José em Montreal, Quebec, ao lado da festa especial da Epifania! Fr. Aparência e comportamento de André estavam longe de ser real, mas em sua humildade e amor à compaixão pelos doentes, ele comandou aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo com respeito e honra dignos de um rei.
Semelhante aos magos, fr. André, em sua própria jornada de fé, apresentou ao Senhor seus dons especiais. Embora sua pobreza religiosa o impedisse de dar ouro, ele generosamente doou seu próprio tesouro pessoal de profunda fé e cura aos milhares que vieram vê-lo. De muitas maneiras, seu incenso era o sonho e a construção do próprio oratório, um memorial impressionante que honra a santidade de seu amado São José. E finalmente, sua mirra foi o óleo sagrado que ele usou em seu ministério para ungir gentilmente os doentes e enfermos.
Leia mais reflexões de religiosos da Santa Cruz
Hoje, no alto da magnífica cúpula iluminada do Oratório de São José, uma cruz iluminada brilha intensamente, muito parecida com a estrela de Belém, guiando milhões de peregrinos em seu desejo de homenagear nosso Senhor e Rei, bem como a simples homem santo cujos dons trouxeram esperança e cura a muitos. Nós olhamos para a cruz e olhamos para o Ir. André nos ajudará a encontrar nosso Salvador, para que também possamos trazer nossos diversos dons para ele. Em nossa doação, podemos apenas descobrir que nós mesmos recebemos um presente muito maior – aquele presente especial de esperança que somente ele pode dar.
Esta reflexão do Ir. Paul Bednarczyk, CSC, para a Festa de São André Bessette foi adaptado do livro O Presente da Esperança: Advento e Reflexões de Natal na Santa Cruz Tradição da Ave Maria Press . Fr. Bednarczyk atualmente serve como vigário geral e primeiro assistente da Congregação.
Leave a Reply